TRF4 |

Via Legal apresenta um retrato da situação atual dos índios no Brasil

25/11/2009 - 11h39
Atualizada em 25/11/2009 - 11h39
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
O programa Via Legal desta semana é dedicado aos povos indígenas. Vamos mostrar em que condições vivem os primeiros habitantes do país. Eles já foram mais de dois milhões, mas hoje não passam dos 300 mil. Os repórteres foram em busca de histórias reveladoras e constataram: a disputa pela posse da terra ainda é um dos principais problemas enfrentados pelos índios brasileiros.

O Via Legal mostra como iniciativas simples e força de vontade podem garantir a conquista de grandes desafios. O exemplo vem do oeste do Paraná. Analice Bolzan acompanhou o dia a dia de uma tribo que fica na fronteira do Paraguai e da Argentina e mostra como os guaranis estão conseguindo administrar os conflitos gerados pelo contato com a cultura do homem branco.

Apesar das conquistas, a comunidade sofre com o descaso das autoridades. Por isso, ações como a Expedição da Cidadania surgem como um alento para esses povos e representam a esperança de um futuro melhor.

Outro destaque desta edição é o embate entre uma comunidade guarani e os supostos donos de uma área que fica em um dos pontos mais nobres da capital paulista e que desde 2003 é ocupada pela tribo. Érica Resende conta como começou essa briga e porque os dois lados se consideram os verdadeiros donos da terra. Já a Fundação Nacional do Índio (Funai) garante apoio à comunidade e promete acelerar a demarcação da área responsável pelo conflito.   

O programa também volta a discutir uma outra questão que atormenta os povos indígenas: a falta de assistência à saúde. Hoje, muitos são obrigados a deixar as aldeias para buscar atendimento nas grandes cidades. Na maioria das vezes, eles ficam em casas-abrigos, onde também sobram denúncias de irregularidades. Em Brasília, Alessandra de Castro foi em busca de respostas para a ineficiência do sistema de saúde indígena do país e ouviu de especialistas sugestões de alternativas para mudar esse cenário.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min