TRF4 |

Vivian Pantaleão Caminha é empossada como desembargadora do TRF4

08/11/2012 - 18h54
Atualizada em 08/11/2012 - 18h54
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
A juíza federal Vivian Josete Pantaleão Caminha tomou posse, na tarde de hoje (8/11), no cargo de desembargadora do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A solenidade ocorreu no Plenário do tribunal, em Porto Alegre, e foi coordenada pela desembargadora federal Marga Barth Tessler, presidente da corte.

A magistrada foi conduzida ao Plenário pelos desembargadores federais Maria Lúcia Luz Leiria e Cândido Alfredo Silva Leal Junior. A seguir, a empossanda renovou o juramento,  assinou o termo de posse e recebeu a nova carteira funcional das mãos da presidente Marga.

Para a desembargadora federal Maria de Fátima Freitas Labarrère, que proferiu o discurso em nome do tribunal, Vivian é um exemplo de pessoa honesta e virtuosa. "Sua trajetória revela seu engajamento com a moral, a ética e o estudo", salientou. A coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região lembrou que Vivian foi diplomada com láurea acadêmica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e tem especialização em Direito Processual Civil, e é mestre e doutora em Direito Privado.

Juíza federal culta, produtiva e íntegra, Vivian é também professora da Ufrgs "e, nas horas vagas, maratonista", brincou Maria de Fátima. "Pessoa afável e conciliadora, foi muito útil contar com ela durante sua passagem pela Corregedoria Regional da JF, como juíza auxiliar, por dois períodos". Depois, disse a desembargadora, essa atuação repetiu-se nos juizados, nos quais Vivian atuou como coordenadora no RS e teve papel de destaque, "contribuindo muito para o aprimoramento dos JEFs".

Busca por desafios

Em seu primeiro discurso como desembargadora do TRF4, Vivian agradeceu as palavras de Maria de Fátima e destacou sua surpresa em ver seu nome indicado para compor a lista de promoção por merecimento, tendo em vista "a qualificação dos nomes que esta corte tinha à sua disposição, juristas de renome e doutrinadores consagrados". Ela também se disse honrada em ocupar a vaga deixada pelo desembargador Vilson Darós, "cuja experiência e ensinamentos tive o privilégio de usufruir".

Vivian lembrou que sempre buscou pautar sua trajetória profissional pela aceitação de desafios, buscando cooperar e "contribuir para o aprimoramento da prestação jurisdicional e a expansão institucional da Justiça Federal". Essas experiências, ressaltou, "me permitiram compreender e melhor entender o ser humano e a complexidade dos relacionamentos interpessoais, o que muito me auxiliou na nossa tarefa maior, a tormentosa tarefa de julgar".

A nova desembargadora agradeceu à equipe do 1º JEF Cível de Porto Alegre, do qual era titular, "parceiros por 16 anos", e ao grupo de servidores que a acompanham no TRF4 desde que veio atuar como convocada na corte. A magistrada concluiu seu discurso com um agradecimento especial à sua família, "que sempre tiveram paciência com a minha presença e constantes ausências".

Antes de encerrar a cerimônia, a desembargadora Marga ressaltou que a nova integrante do TRF4 terá atuação destacada na corte, como já vem demonstrando enquanto convocada. Em seis meses, contou a presidente, Vivian conseguiu algo muito difícil: julgar processos em três matérias diferentes. "A magistrada vem para somar, ser par nessa construção coletiva", concluiu.

Após o fim da solenidade, os presentes se dirigiram ao saguão de entrada do TRF4, onde Vivian descerrou sua fotografia na Galeria dos Desembargadores Federais, acompanhada do marido, Marcelo, dos filhos, Anelize e Marcelo, e da presidente da corte.

A nova desembargadora do TRF4 Vivian Pantaleão Caminha destacou que sempre busca novos desafios em sua trajetória profissional