Brigadistas participam de curso de primeiros-socorros em Curitiba
Atualizada em 27/08/2025 - 17h12
Um ambiente de trabalho mais seguro e preparado para responder a emergências. Este foi o principal objetivo do Curso de Atualização para Brigadistas, que encerrou nesta segunda-feira (25), no edifício sede da Justiça Federal do Paraná (JFPR), no Cabral. O evento, cujo primeiro encontro aconteceu no dia 18, marcou o início da "Semana de Prevenção" anual, com treinamento teórico e prático para capacitar equipes em emergências.
A ação contou com a participação de brigadistas titulares e servidores interessados, que participaram do treinamento com carga horária de 16 horas divididas nestes dois dias. O treinamento teve como objetivo revisar procedimentos de emergência, promover a integração com a nova Coordenação de Emergência e, principalmente, fortalecer uma cultura de prevenção dentro da Seção Judiciária.
Conduzido pelos instrutores Marcus Vinícius Figueiredo Ribeiro, coordenador-geral da Brigada de Emergência, e Edison Ferreira, instrutor capacitado em Primeiros Socorros e Atendimento Pré-Hospitalar (APH), o curso foi intenso e abrangente.
Prevenção na prática
Os participantes revisaram desde os fundamentos legais e o histórico da brigada de incêndio na JFPR até os complexos princípios da termodinâmica da combustão. No módulo de Prevenção e Combate a Incêndios, os instrutores apresentaram os agentes extintores e fizeram uma instrução prática detalhada sobre o uso correto dos equipamentos de combate a incêndio disponíveis no prédio Cabral.
O módulo mais aguardado, no entanto, foi o de Primeiros Socorros e APH. Nele, os servidores puderam rever e praticar em ambiente controlado técnicas essenciais para salvar vidas. O conteúdo incluiu avaliação primária de vítimas, suporte básico de vida com práticas de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) em manequins, atendimento a traumas, emergências clínicas e técnicas para transporte seguro de vítimas. A composição e o uso adequado da caixa de primeiros socorros também foram temas abordados.
Além da capacitação técnica, o curso cumpriu um importante papel social dentro da instituição. Para o servidor Paulo Cardoso Junior, agente da polícia judicial, um dos participantes do treinamento, a iniciativa foi fundamental. "Gostei muito do curso, foi muito bom para rever alguns pontos que com o tempo a gente esquece. É exatamente para isso, para trocar experiências com os colegas e rever conceitos base”, afirmou.
Os resultados esperados pela organização vão além do certificado de conclusão. A expectativa é de uma maior padronização dos procedimentos da Brigada de Emergência, uma integração reforçada entre os membros e a disseminação efetiva da cultura de prevenção.
*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR
*Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná*
*COMSOC | JFPR - imprensa@jfpr.jus.br*
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Processo penalIndígena é condenado pelo crime de ameaça e por incendiar veículo em Água Santa (RS)27/08/2025 - 13:43
-
JFRSJFRS | Perdas e danosHomem deverá indenizar a União por ter alienado veículo objeto de litígio em processo judicial26/08/2025 - 13:56
-
JFRSJFRS | Pauta VerdeAções para solucionar o problema de imóveis edificados de forma irregular na APP do Rio Mampituba são tratadas em audiência25/08/2025 - 19:03