TRF4 |

Projeto de Conciliação nas Turmas Recursais é apresentado na 13ª Reunião do Fórum Previdenciário do Paraná

29/08/2014 - 19h05
Atualizada em 29/08/2014 - 19h05
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Seção Judiciária do Paraná sediou a realização da 13ª Reunião do Fórum Interinstitucional Previdenciário na manhã desta sexta-feira (29/8), presidida pela desembargadora federal Vivan Josete Pantaleão Caminha, coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região e presidente da Turma Regional de Uniformização dos JEFs da 4ª Região.

Presente na reunião, o desembargador federal João Batista Pinto Silveira, coordenador do Sistema de Conciliação da 4ª Região, informou aos participantes sobre a iniciativa de promover um mutirão de conciliação nas ações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que tramitam nas Turmas Recursais. Segundo ele, há um número expressivo de processos passíveis de conciliação nas TRs. "A ideia da desembargadora Vivian, com nosso apoio, é diminuir o acervo, auxiliando na diminuição do volume de trabalho dos magistrados que atuam nas Turmas".

O desembargador federal também comentou sobre a importância da conciliação virtual como uma nova ferramenta de trabalho na Justiça Federal. De acordo com Silveira, esta é mais uma forma positiva de proporcionar ao jurisdicionado a concretização de acordo. "No Fórum Virtual, o segurado tem a possibilidade de acionar a ferramenta para dialogar com o INSS sem a intervenção do magistrado, até chegar, como esperamos, a uma composição". 

As reuniões do Fórum Interinstitucional Previdenciário são realizadas nas sedes das Seções Judiciárias e transmitidas por videoconferência para as demais. Participam do Fórum desembargadores federais, juízes federais e de direito, representantes do INSS, da Defensoria Pública da União, de conselhos e federações e da OAB.

Fonte: Imprensa JFPR


13ª Reunião do Fórum Previdenciário ocorreu na sede da JF em Curitiba